sábado, 11 de julho de 2020

MOSSORÓ NA TRILHA DA HISTÓRIA - ANOTAÇÕES


Capa



Prefácio de Wellington Barreto*

      Recebi, com grande satisfação, o convite do amigo, pesquisador e escritor Geraldo Maia do Nascimento para prefaciar este seu mais recente trabalho denominado Mossoró na Trilha da História - Anotações. Cumpri essa incumbência honrosa, com grande prazer. 
       Escrever sobre a história e a cultura de uma cidade não é tarefa das mais fáceis, principalmente quando essa cidade é Mossoró, onde fantasia e realidade se misturam em vários pontos de sua história. Cabe ao pesquisador o trabalho de separar o 'joio do trigo', distinguir a realidade da ficção. E Geraldo vem fazendo esse trabalho há mais de uma década, publicando seus artigos nas páginas do jornal O Mossoroense, num caderno de cultura que circula todos os domingos.
      Geraldo Maia não é um autor estreante. Em 2002, atendendo a um convite do Professor Vingt-un Rosado, mecenas da cultura mossoroense, selecionou alguns desses textos e publicou o livro Fatos e Vultos de Mossoró – Acontecimentos e Personalidades, através da Coleção Mossoroense. Já tinha publicado, em 2001, também pela Coleção Mossoroense, o livro Amantes Guerreiras, a Presença da Mulher no Cangaço. Publicou em 2009, pela Gráfica e Editora Piauipel, de Teresina/PI, o livro ARLS 30 de Setembro e em 2012, pela mesma gráfica, publicou o livro Judas Tadeu de Azevedo – O Guerreiro Solitário. Agora selecionou outros texto, dos mais de seiscentos publicados em jornais, para formar o presente livro, com o título de Mossoró na Trilha da História – Anotações
        Esse trabalho vem contribuir com o estudo da nossa história, evitando que a pátina do tempo apague essas memórias. Dando sua contribuição nesse sentido, o pesquisador e escritor Geraldo Maia, um amante da história mossoroense, nos apresenta, semanalmente, pedaços da nossa história.  E de onde ele tira esses temas? Soprando a poeira de velhos papeis das bibliotecas, dos periódicos que o tempo amarelou, de arquivos particulares, bebendo água nas fontes límpidas e cristalinas. Em alguns artigos, o autor faz uma análise mais aprofundada, fundamentada teoricamente; em outros, é mais superficial, mas sem prejudicar a mensagem referente ao tema tratado.
       Recomendo a leitura desse trabalho para todos aqueles que desejam conhecer um pouco da História de Mossoró, das  lutas de sua gente, gente essa que, como disse Edgar Barbosa, “...digna de levar-se a uma cruzada, a uma expedição, a toda empresa que necessite de fé.”

José Wellington Barreto
Presidente da Academia Maçônica de Letras do Rio Grande do Norte


Contatos com o autor: 84 98829.5475
E-mail: gemaia1@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário