sexta-feira, 15 de maio de 2020

JOSÉ NICODEMO: ÓCULOS

José Nicodemos. Foto: Lúcia Rocha


Por José Nicodemos


"Comprei um óculos". Trata-se de um vício de linguagem muito comum na fala diária, inclusive, da parte de pessoas com formação acadêmica. Deve ser evitado, do mesmo modo como não se diz: "Meu parabéns", por exemplo. Óculos é plural, e por isso, as palavras que o acompanham são necessariamente flexionadas: os óculos, meus óculos, uns óculos, estes óculos. Igualmente: meus parabéns, os parabéns, meus pêsames, seus pêsames, minhas férias, as férias. Dos erros gramaticais, o de concordância será o que mais depõe contra a boa educação, em toda parte do mundo, como que o linguista patrício Celso Pedro Luft, maior entre os maiores do nosso país. Daqui o cuidado em evitá-lo, em nome dessa mesma educação. Assim, não diga mais: "Meu óculos, um óculos, e sim, meus óculos, uns óculos, fazendo a necessária concordância. 
Fonte: Jornal de Fato

Sem comentários:

Enviar um comentário