sexta-feira, 3 de setembro de 2021

LANÇAMENTO DE MEMORIAL DA CÂMARA MUNICIPAL



Nesta quinta, dia 2 de setembro, houve lançamento do livro Memorial da Câmara Municipal de Mossoró, no plenário da Câmara Municipal de Mossoró. A ACJUS - Academia de Ciências Jurícias e Sociais - este presente, com seu presidente, advogado e escritor, Wellington Barreto, e outros acadêmicos, dentre os quais, o padre Sátiro Cavalcanti Dantas. Na plateia, vereadores, ex-vereadores, intelectuais, imprensa e representantes dos homenageados.   O lançamento faz parte do projeto Câmara Cultural, promovido pela citada câmara de vereadores e acontecerá no plenário do Legislativo Mossoroense, a partir das 18h.
         A obra é um apanhado da história do Poder Legislativo Mossoroense, desde o ano da emancipação da cidade, em 1853, até o ano de 2020.
         A pesquisa demorou cerca de oito meses para ser finalizada. Os autores são Raimundo Soares de Brito (in memoriam), José Edilson de Albuquerque Guimarães Segundo e Eriberto Monteiro. Também fazem parte da equipe de criação Marcos Oliveira, responsável pela revisão, e Augusto Paiva, que diagramou a obra.
        O principal acervo de pesquisa utilizado foi o arquivo morto da própria câmara municipal.
        A publicação também contou com a parceria da Fundação Aldenor Nogueira: “
Queremos agradecer as pessoas de Izabel Montenegro que confiou este grandioso trabalho de pesquisa a gente, além de Vera Cantídio, da Fundação Aldenor Nogueira, Edilberto Barros, Lucas Praxedes e a dona Ceição, do arquivo da Câmara Municipal”, comentou Eriberto Monteiro. “Eles sempre estiveram disponíveis. São pessoas maravilhosas”, completou.
        Segundo Lawrence Amorim, presidente da Câmara Municipal de Mossoró, “O registro da história do Poder Legislativo de Mossoró é de suma importância e deve ser preservado para que não se perca com o tempo. O mesmo é lançado numa solenidade em reconhecimento ao importante trabalho cultural e social desenvolvido pela Fundação Vingt-un Rosado e pela Coleção Mossoroense”.
         A Fundação Vingt-Un Rosado completou vinte e seis anos em abril passado. Ela é a responsável por manter o selo Coleção Mossoroense, com mais de setenta anos de existência.
         A Coleção Mossoroense é um conjunto de obras publicadas como periódicos, livretos, cordeis e livros que conta a história do povo mossoroense e outras mais.
         O livro Memorial da Câmara Municipal de Mossoró faz parte das comemorações dos centenários de Vingt-un Rosado e Raimundo Soares de Brito e recebe o selo comemorativo de Vingt-un e da Coleção Mossoroense na publicação.

                                                   

Sem comentários:

Enviar um comentário