sexta-feira, 16 de julho de 2021

O MENINO DO PORÉ

 


 Aula Magna da Saudade, da ACJUS e lançamento do livro


 
Memórias de Milton Marques de Medeiros – O Menino do Poré


Fotos: Célio Duarte


      Foi
lançado na sexta, dia 9 de julho, uma autobiografia em memória do médico, professor e ex-reitor, Milton Marques de Medeiros, intitulada Memórias de Milton Marques de Medeiros – O Menino do Poré.
      O lançamento remoto aconteceu em estúdio do Canal 10, da TCM, em evento da ACJUS – Associação de Ciências Jurídicas e Sociais, sob a presidência do autor e advogado, José Wellington Barreto.
       Milton Marques de Medeiros era natural de Upanema, migrou para Mossoró na puberdade, estudou em escolas públicas e no tradicional Colégio Diocesano Santa Luzia. Filho de tabelião e de uma dona de casa, órfão de pai na primeira infância, começou a trabalhar cedo, iniciando sua relação com as letras como revisor de gráfica. Quando atingiu a maioridade, foi encaminhado para a capital paraibana, onde cursou a Faculdade de Medicina. Tempos depois, também graduou-se em Ciências Jurídicas.
        Milton Marques exerceu alguns cargos públicos, como Presidente do IPE - Instituto de Previdência do Estado – e Secretário de Saúde de Mossoró. Foi vice-presidente da Associação Norteriograndense de Psiquiatria; Coordenador Técnico do Departamento de Psiquiatria da Federação Nacional de Saúde e Membro da Comissão de Psiquiatria do Conselho Nacional de Saúde.
     Na área empresarial, foi pioneiro no tratamento de doenças mentais e fundou o único hospital psiquiátrico do interior do estado, a Casa de Saúde São Camilo de Léllis, classificado como hospital modelo no Nordeste. A Casa de Saúde foi municipalizada e, recentemente, passou a ser Hospital Psiquiátrico Milton Marques de Medeiros.
     Pioneiro também em produção de ovos com a Granja São Camilo, atividade que trocou pela indústria salineira. Na área de comunicação, foi sócio-fundador da Rádio Princesa do Vale, sócio-fundador e acionista da Rede Tropical de Comunicações.
       Em novembro de 2002, seu pioneirismo foi longe quando ousou criar a TCM – TV Cabo Mossoró, com um exclusivo canal local, atualmente, presente em dez cidades da região Oeste potiguar, além de três emissoras de rádio FM.  
       Em 2004, assumiu o cargo de Diretor da Faculdade de Medicina e no ano seguinte, foi eleito Reitor da UERN – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
       Colaborador de diversas publicações, assinou coluna na Gazeta do Oeste e lançou algumas obras, dentre as quais a trilogia Déjà Vu.
       Casado com a prima, Zilene, pai de três médicas e uma odontóloga, era leitor voraz e entusiasta do empreendedorismo, também foi investidor no ramo do agronegócios e na indústria de cerâmica.
        Na capital paulista, em 2006, participando da NEO TV – feira que reúne emissoras de TV a cabo de todo o país, Milton Marques recebeu da ABTA - Associação Brasileira de Televisão por Assinatura - o Prêmio Operador Padrão, ficando em primeiro lugar na categoria criatividade, com o programa Minha Escola na TV, exibido pelo canal local da TCM. Na ocasião, Milton Marques foi homenageado como um empresário que investe em responsabilidade social.
        Em Memórias de Milton Marques de Medeiros – O Menino do Poré, organizado pela jornalista Lúcia Rocha, reúne passagens, em ordem cronológica, ditas pelo biografado, através da mídia impressa ou eletrônica ao longo de sua vida.
         Milton Marques de Medeiros faleceu em abril de 2017.


      A TCM, fundada pelo biografado, preparou um evento remoto tendo a capa do livro no cenário 


Viúva de Milton Marques, Zilene, com as filhas, Stella e Talliana, com a jornalista Lúcia Rocha

                    Lúcia Rocha, deputada estadual, Isolda Dantas, e a acadêmica, Zilene Marques


Lúcia Rocha, organizadora da biografia, com advogado, Marcos Araújo, da ACJUS

    Lawrence Amorim, presidente da Câmara Municipal de Mossoró, com esposa, e assessor, Regy Carte


Secretário de Cultura de Mossoró, Etevaldo e Wellington Barreto, presidente da ACJUS

                                              Dra. Talliana, Zilene e Stella Maris

                                                Zilene faz um carinho na foto ampliada



Lúcia Rocha lembrou os feitos do Menino do Poré








Sem comentários:

Enviar um comentário