sábado, 2 de setembro de 2017

XLII Encontro Café & Poesia

Por Lúcia Rocha
luciaro@uol.com.br



Convite


        Aconteceu numa manhã de sol do primeiro sábado de setembro, mais um encontro do projeto Café&Poesia, que reuniu convidados no auditório da CDL - Câmara de Diretores Lojistas, no centro de Mossoró.
        O convite veio do escritor, engenheiro Clauder Arcanjo via whatsapp e lá fui para o primeiro desses encontros que organiza há um tempinho e, reencontramos amigos que há muito não nos víamos.

        Lilia Souza é uma fluminense de Volta Redonda, que veio de Curitiba, aonde leciona literatura. Simpática, veio falar sobre vida e poesia de Cecília Meireles, que nasceu no Rio de Janeiro, em 1901. Lilia contou uma breve história de Cecília Meireles, que perdeu o pai faltando três meses para nascer, sendo ele funcionário do Banco do Brasil e falecido com 26 anos de idade. Aos três anos, Cecília Meireles mais uma vez foi visitada pela morte, que desta vez levou sua mãe, professora primária, ficando a garota sob os cuidados da avó materna, de origem portuguesa.
         Em breves intervalos, enquanto contava a vida e obra de Cecília Meireles, sua poesia era lida por alguns presentes ao evento. Clauder Arcanjo também participou ativamente distribuindo livros de autores locais e a revista Nós, do RN com o auditório, especialmente, editados em sua editora, a Sarau das Letras, que tem participado ativamente na revelação de novos autores na literatura mossoroense e da capital.
        Em 1921, Cecília Meireles casou-se com o pintor, Fernando Correia Dias, com quem teve três filhas. Viúva, casou-se em 1940 com o professor Heitor Grillo.
        Cecília Meireles, continuou a palestrante, Lilia Souza, além de poetisa, foi professora primária e universitária, palestrante, conferencista, cronista, com apenas o diploma de Magistério ou o referente a antiga Escola Normal. Autodidata, também foi jornalista. O seu amor pelos livros e crianças - teve três filhos - a fez fundar  a primeira biblioteca infantil no Brasil, em 1934. Quem decorou o que hoje seria uma brinquedoteca, foi seu primeiro esposo, artista plástico. Essa biblioteca infantil propiciava atividades temáticas para as crianças. "Cecília Meireles também estudou canto, tocava violão e violino. Era uma grande estudiosa de literatura de um modo geral e ministrou cursos de literatura no Brasil e no exterior. Também era uma estudiosas das culturas orientais, ao falecer em 1964, deixou textos infantis e teatrais. Cecília Meireles era um dos maiores nomes na poesia brasileira, dona de uma extensa bibliografia, seu nome ainda é aclamado", disse Lilia Souza.
       Ao final da sua apresentação sobre Cecília Meireles, a professora Lilia Souza leu o poema Traseunte, antes de ser servido um café com lanches para os presentes.
       O Café&Poesia é uma idealização das escritoras Fátima Feitosa e Ângela Rodrigues Gurgel em dezembro de 2013 e, segundo Ângela, sempre teve o apoio irrestrito de Clauder Arcanjo, através da sua editora Sarau das Letras e do Programa Pedagogia da Gestão, exibido pelo Canal 10, da TCM - TV Cabo Mossoró. "Sem dúvida Clauder é o nosso maior e mais entusiasta apoiador, incentivador, divulgador e membro. Desde o seu nascimento, em dezembro de 2013, o Café&Poesia estabeleceu uma parceria com a Sarau das Letras e tem sido uma espécie de útero onde são gestados os novos escritores e a Sarau a parteira que dá luz/vida as produções destes amantes da literatura".
       O evento Café&Poesia é realizado mensalmente e tem o apoio cultural da Livraria Independência, Editora Sarau das Letras, Repet, Sabino Palace Hotel, projeto LerMAIS, TCM 10, Unigráfica e PéDireito.    


                                                
Professora Lilia Souza


Plateia do Encontro Café & Poesia

3 comentários:

  1. Em nome da confraria Café&Poesia agradeço a divulgação de nosso encontro. O Café&Poesia foi idealizado pela escritoras Fátima Feitosa e Ângela Rodrigues Gurgel sempre teve em Clauder Arcanjo, através da editora Sarau das Letras e do Programa Pedagogia da Gestão seu maior e mais entusiasta apoiador, incentivador, divulgador e membro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parabéns pela grande ideia do projeto. Fui ao primeiro somente ontem, amei. Sensacional. Recebam o meu estímulo através da divulgação, presença e oferta de alguns livros para distribuição entre os presentes.

      Eliminar
  2. Um belo encontro. Parabéns a todos. A confraria procura trazer escritores especialistas para enriquecer ainda mais os nossos conhecimentos. Tanto no palco quanto na plateia.

    ResponderEliminar