terça-feira, 6 de setembro de 2022

MONOTONIA




Por Francisco Obery Rodrigues 


       Em nossa vida os momentos felizes são aqueles em que tudo está bem: saúde, economia, harmonia familiar.
       Nada a lamentar ou a reclamar.
       Há outros, entretanto, quando não estamos plenamente felizes, há qualquer coisa a toldar a nossa ventura/aventura de viver.
       No meu livro “Crônicas Anacrônicas”, na crônica “Tarde Gris”, falo sobre isso. 
       Agora, neste dia, neste momento, há dentro de mim uma
 
inexplicável melancolia.


 

                       MONOTONIA

 

 

Há um vazio dentro de mim

difícil de exprimir. 

Vou tentar fazê-lo. 

Trata-se da melancolia pesada,

Que ocorre neste fim de tarde,

da tarde de uma sexta-feira vazia, monocórdica até.

Um desalento, quase uma amargura. Indefiníveis. 

Qual a razão desta sensaboria

da monotonia deste quase anoitecer?  

Na verdade, não sei bem o que acontece comigo

nesta tarde gris.

Não encontro motivos

que justifiquem este acabrunhamento.

Há sim, um vazio dentro de mim,

um desalento, assim como um desconforto.

Procuro o que fazer

Conversar com alguém,

Que saiba ouvir e falar.

Não há aqui, agora, esse alguém

Capaz de me tirar deste torpor. 

Ler, ouvir música, escrever?

Escrever o quê?

Nada me atrai,

Nada me tira desta insipidez.

Decidi: vou tentar escrever uma poesia

Na poesia mora o encantamento,

mora o belo.

Todavia, o tédio continua

Mas, e o um tema para uma poesia,

de uma bela poesia não me ocorre.

Escrever uma poesia sobre o quê? 

Ah! Uma poesia sobre a Paz

A Paz de Espírito, sobretudo.

A Paz de Espírito... Talvez resolvesse. 

Tentando afastar este desconsolo,

Quebrar esta monotonia.

Pensei:

Vou buscar o Silêncio

Abrigo para o coração

     Nele, Deus se manifesta.

     Mas, como encontrar o Silêncio?

     Uma voz me diz:

     A poesia embala a alma

     Conforta o coração

     Traz Silêncio, é paz.

.

O SILÊNCIO é tão sagrado, imprescindível como a Felicidade e a Paz, conforta o espírito.

É propício à oração.

A oração eleva a Deus.

Quando Deus a acolhe

É o fim da MONOTONIA,

O espírito em PAZ.

 

    Natal, 10.04.2020/ver. em 10.05.2020 - F.O.Rodrigues.

Sem comentários:

Enviar um comentário